Como Criar Galinhas Caipiras? Clique Aqui









                           ( Para baixar os cursos a seguir é só clicar na imagem )

GUIA PRÁTICO do GRANJEIRO. Excelente Manual da Granja Planalto, uma das maiores do País












GUIA de MANEJO de INCUBAÇÃO










INCUBAÇÃO ARTIFICIAL por ADLEXANRE P. ROSA














Este Excelente artigo foi retirado do Site www.manera.feis.unesp.br/fazenda escola/aves e contém uma série de dados curiosos e interessantes sobre as aves.



Origem e Características

A ave é "um animal que possui penas" parente dos répteis, ou seja, das cobras e lagartos. Olhe para a perna de uma galinha e verá que ela possuí escamas na perna como um lagarto.
Então agora quando perguntarem :  "Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?", você já sabe a resposta certa... É o ovo porque os lagartos já botavam ovos muito antes das galinhas existirem.
Não se sabe ao certo a quanto tempo a galinha existe no Mundo mas sabe-se que por ela o homem sempre se interessou. Quando ela vivia na natureza o homem a caçava, e quando foi domesticada passou a fazer parte do conjunto de animais domésticos que nos rodeiam fornecendo carne e ovos para nossa alimentação.
A primeira galinha foi criada na Ásia e até hoje acredita-se que todas
as raças que vivem no Mundo são parentes das galinhas que viviam por lá.
Em nosso país, a  galinha chegou  em uma das Caravelas de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil, até então não existiam galinhas por aqui.
Com o passar do tempo, o homem misturou diversas raças de galinhas com o objetivo de formar animais melhores para botarem ovos, ou para crescerem mais  rápido e produzirem mais carne. Hoje, existem várias  misturas de raças de galinhas (linhagens)que de acordo com suas características podem ser   divididas em dois grupos que são os frangos ou galinhas caipiras  e as chamadas raças comerciais.
Frango ou Galinha Caipira
Os frangos ou galinhas caipiras crescem mais devagar e botam menos ovos que as galinhas comerciais, mas são mais fortes e resistentes , sendo mais difícil de ficarem doentes e morrerem. Esse tipo de galinha é aquela que é quase sempre criada solta no fundo do quintal do sítio. São de várias cores,podendo apresentar penas pretas, brancas, vermelhas ou marrons. Algumas aves possuem o pescoço pelado. Aqui no rancho do peãozinho podemos ver os frangos caipiras "Paraíso Pedrês".

Raças Comerciais

As galinhas ou frangos comerciais produzem mais, ou seja,  botam mais ovos e crescem mais rápido , no entanto são menos resitentes e precisam ser criadas em gaiolas ou galpões com cobertura e ter alimentação especial com ração. São as aves criadas pelas grandes indústrias que vendem frango e ovos. São basicamente de duas cores, ou brancas ou vermelhas, sendo que as galinhas brancas botam ovos brancos e as galinhas vermelhas botam ovos vermelhos. Aqui no Rancho do peãozinho podemos ver os frangos comerciais brancos "Cobb".

Dados Reprodutivos
 
Galinha  

Maturidade sexual 5-6meses
Tempo de incubação  21 dias  
Peso do ovo 55 gramas
Número de ovos 1/dia  



Avestruz

Maturidade sexual 2,5 anos
Tempo de incubação 42 dias
Peso do ovo  1,5 kg  
Número de ovos 2/semana  



Peru

Maturidade sexual 7 - 8 meses  
Tempo de incubação 28 dias  
Peso do ovo 85 dias
Número de ovos 3/semana  


Ema

Maturidade sexual 1,5 anos  
Tempo de incubação 38 dias  
Peso do ovo 800 g  
Número de ovos 2/semana  



Codorna

Maturidade sexua 2 meses  
Tempo de incubação 15 dias  
Peso do ovo  10 g  
Número de ovos 1/dia  



Pata

Maturidade sexual  7 meses
Tempo de incubação 28 dias
Peso do ovo 65 g  
Número de ovos    1/dia  



Galinha d’angola  

Maturidade sexual 11 meses  
Tempo de incubação 27 dias  
Peso do ovo  40 g  
Número de ovos 3/semana  






 
Hábitos e Curiosidades
 
Os pintinhos quando nascem são muito sensíveis ao frio por isso devem ser aquecidos. Essa tarefa é feita na natureza pela própria galinha ou na criação pelo homem com o uso de aquecedores. Quando a ave cresce acontece o contrário, já com o corpo todo coberto de penas ela sofre com o calor nos dias mais quentes, parando de comer e tomando mais água para se refrescar.
As galinhas criadas soltas utilizam o bico, para ciscar o chão a procura de vegetais, insetos e minhocas, além dos grãos de milho e outros alimentos que recebem do criador. Com o hábito de ciscar a ave acaba também comendo pequenas pedrinhas que ajudam na digestão do alimento.
No caso das raças comerciais, não basta encher o papo das galinhas com qualquer tipo de comida. Deve-se fornecer um alimento completo que vá suprir todas as necessidades da ave e a fazer crescer forte e saudável. Esse alimento completo é a ração, um alimento balanceado por cientistas como o zootecnista e constituído de ingredientes como  soja, milho, óleo, vitaminas e minerais.
Um outro fato interessante sobre a galinha é que como outras aves ela possue alguns ossos cheios de ar. Esses ossos tem a função de deixar a ave mais leve para que possa voar.
  
Importância Zootécnica
 
A galinha hoje em dia é considerada uma maquininha de transformar ração em em dois alimentos baratos e de qualidade que são o ovo e a carne de frango.
O ovo é uma importante fonte de nutrientes para nossa alimentação  rico em proteínas, gorduras, fósforo e vitamina A, podendo ser consumido frito, cozido ou utilizado para fabricação de pães, bolos, bolachas, macarrão etc.
A carne de frango cada vez mais vem sendo produzida no Brasil e no Mundo também por ser uma alimento saudável, de qualidade e ser mais barata do que os outros tipos de carne como a carne de boi , de porco e de peixe. Quantas vezes você comeu carne de frango nessa última semana?




Excelente Curso da EMBRAPA-ABC DA AGRICULTURA FAMILIAR:
Como Criar Galinhas Caipiras



Clique na Imagem




http://lcamaro.blogspot.com.b