Dicas




    Segue abaixo uma relação de Perguntas mais frequentes sobre incubação de aves: (texto extraído do Site criareplantar.com.br



1- Quanto tempo os ovos podem ser armazenados até serem colocados na chocadeira?
Depende da temperatura ambiente. Os ovos podem ficar1 a 2 dias (em 34ºC), 4 dias (em 30ºC) e até 7 dias ou mais (em 28ºC) antes de serem chocados na chocadeira.

2- Como guardar os ovos?
Retire-os todos os dias dos ninhos (os ovos não devem Ter contato com o chão), de preferência guarde-os em cartelas próprias sempre com o bico para baixo. Evite colocá-los em geladeira, pois podem perder umidade, ou lugares muito quente (acima de 34ºC).

3- A temperatura do ambiente prejudica os ovos?
Sim, em lugares muito frio (abaixo de 4ºC) os embriões podem morrer e em lugares muito quente acima de 34ºC o embrião começará a desenvolver-se.

4- Devo botar na chocadeira ovos trincados ou rachados?
Não. Pois a temperatura dentro da chocadeira fará com que os ovos estoure, sujando e infectando os outros ovos.

5- Posso abrir a(s) gaveta(s) para verificar os ovos?
Não recomendamos fazê-lo, pois dependendo das condições ambientais externas (que varia de cidade para cidade) podem haver perdas durante o nascimento.

6- Quanto tempo devo tirar os ovos da chocadeira?
Espere até dois dias após o período de eclosão estabelecido para a ave  para então realizar a limpeza na chocadeira.

7- Após a retirada dos ovos que não nasceram, posso colocar imediatamente novos ovos na chocadeira?
Não recomendamos. A chocadeira deve ser limpa com solução anti-séptica e em seguida permanecer de 8 a 12 horas sob ventilação (com a gaveta retirada e  a porta  aberta).

8- Depois de tirados da chocadeira quais os cuidados que devemos ter com os recém nascidos?
Se você não tem o pinteiro (ou criadeira) poderá improvisar um utilizando uma caixa de papelão ou madeira com piso abrasivo (para evitar o aleijamento das aves). Uma fonte de calor (lâmpada de 40W) e um ou mais bebedouro de passarinho são essenciais para evitar altos índices de mortalidade, bem como ração de crescimento de boa qualidade (rica em proteínas). A água do bebedouro tem que ser trocada diariamente pois a higiene nos primeiros dias é muito importante.

9- A alimentação das aves-mães influi na taxa de nascimento em chocadeiras?
Sim. Aves-mães devem ter tratamento diferenciado em termos de ração (rica em proteínas e sais minerais) e suplementos alimentares (vitaminas e aminoácidos)

10- Como a cosanguinidade pode afetar as aves recém-nascidas?
Depende da ave. Em codornas o incesto causa nascimento precoce (14 dias) e os pintos não se desenvolvem como seus pais (raquitismo). Em gansos os ovos podem nem sequer nascer. Em galinhas caipiras a cosanguinidade é bem tolerada e seus efeitos podem levar anos para serem percebidos.

11- Quanto tempo pode faltar energia elétrica sem prejudicar a chocada?
Durante as primeiras 48 horas no máximo 15 minutos, após esse tempo, é tolerada até quatro horas a partir de então começam as perdas (que depende da ave).

12- Podemos anotar nos ovos a data que eles estão indo para a chocadeira?
Sim, mas somente com carvão vegetal ou lápis grafite. Nunca com tinta ou esmaltes, pois o ovo respira pela casca.

13- Existe uma proporção macho-fêmea ideal para otimizar a fecundação?
Depende da ave. Em codornas é de um macho para quatro fêmeas (1»4), em galinhas de raça aprox. 1» 5, em gansos é de aprox. 1»3 etc.


COM0 CARREGAR E CENTRALIZAR CORRETAMENTE UMA BANDEJA DE VOLTEIO ANGULAR VERTICAL NUMA CHOCADEIRA               ULTRALIFE?  (OBS.: Procedimento exclusivo para volteio vertical angular)                                     


   O procedimento para o correto garregamento de ovos nas chocadeiras Ultra Life é simples e único para todos os modelos. É importante que se faça esse carregamento de maneira correta pois, o volteio dos ovos só se dará com excelência  se seu posicionamento inicial estiver correto.



PRIMEIRO PASSO:  Estando a bandeja de Volteio Automático no interior da Chocadeira com as duas tomadas devidamente conectadas, "CENTRALIZE A BANDEJA"


SEGUNDO PASSO:  Para centralizar a bandeja, verifique a posição das pequenas manivelas à frente da bandeja, se estiverem na posição vertical é sinal que a bandeja está centralizada. Há um pequeno adesivo colado ao lado da manivela central, onde se lê: CENTRALIZADO. Se a pequena manivela estiver paralela a este adesivo é prova que a bandeja está devidamente centralizada.

  Outra ajuda adicional, é observar o motor, que está situado acima e ao lado direito da bandeja, nele há duas setas, uma que indica a posição máxima à esquerda e, outra que indica a posição máxima à direita. Estando o eixo do motor  entre as duas setas, próximo a uma tarja vermelha, é sinal que está centralizada.

  Portanto, vimos como é fácil centralizar a bandeja mesmo estando vazia (sem os ovos).


TERCEIRO PASSO: Estando a bandeja assim corretamente centralizada, desconecta-se as duas tomadas e retira-se a bandeja.


QUARTO PASSO: Agora, com a bandeja centralizada e fora da Chocadeira, é só carregá-la de ovos.

   Os ovos devem ser colocados SEMPRE com a ponta mais fina para baixo (SEMPRE) e, naturalmente, a parte mais grossa para cima, é aí, nesta parte mais grossa, que se encontra a câmara de ar que suprirá o embrião durante a incubação. Se a posição for invertida, o embrião romperá a câmara com seu peso e, consequentemente, em poucas horas estará morto.

  Portanto nunca esqueça:  Caregue a bandeja "SEMPRE COM A PONTA MAIS FINA DOS OVOS  PARA BAIXO".


QUINTO PASSO: Carregada a bandeja, é só introduzi-la no interioir da Chocadeira, conectar as duas tomadas e, 72 horas após, ou na manhã do terceiro dia, ligar o Timer, que fará o primeiro movimento de 45 graus ou à esquerda ou à direita (é indiferente,  a máquina que escolhe) e, todos os outro movimentos subsequentes serão de 90 graus, até o 19' dia, quando os ovos devem ser retirados da bandeja de viragem e transferidos para a bandeija de eclosão, onde nascerão.



     DICA: Tomadas conjugadas com interruptores que ligam lâmpadas fluorescentes devem se evitadas pois, tais lâmpadas possuem reatores que podem interferir no funcionamento do Timer da Chocadeira. Portanto o ideal é que a Chocadeira seja "LIGADA NUMA TOMADA EXCLUSIVAMENTE PARA ELA" e longe de lâmpadas fluorescentes, mesmo porque certos estudos chegaram a estabelecer o efeito negativo que as radiações dessas lâmpadas causam aos embriões







  Leia este excelente artigo da Embrapa sobre galinha caipira. Um estudo completo sobre Instalações, Manejo Produtivo, Manejo Sanitário, Alimentação, Reprodução e Custos. Clique na imagem da Embrapa


Conheça a Granja da Galinha Feliz CLIQUE AQUI