z-135a


FORA DE LINHA



MANUAL Z-135a (automática)




  Parabéns, voce acaba de adquirir um exelente produto, seguramente a mais moderna máquina de  incubação da América Latina. Única no mundo a utilizar o novo conceito de volteio automático Angular de ovos (SHVA) cujo pedido de patente, atualmente encontra-se depositado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, em nosso nome, Ultra Lifer Brooder.
   Aconselhamos que leia com bastante atenção este manual para que possa auferir todas as vantagens que sua chocadeira pode oferecer.
   Como equipamento eletrônico inteligente que é, a chocadeira automática Ultra Life exige que certas precauções sejam tomadas, a fim de que este produto tenha vida longa e venha a lhe trazer grandes contentamentos.
   Bem-vindo a família Ultra Life Brooder.



               CARACTERÍSTICAS DA CHOCADEIRA MOD. Z-135A



Bandeja de viragem "Angular Vertical" para 135 ovos

Bandeja de eclosão (nascimento) para 135 ovos

Termostato eletrônico  de altíssima precisão calibrado na fábrica - dispensa regulagem

Dois termômetros, um  analógico bi-metálico frontal de fácil leitura e  um interno de bulbo de vidro com alta precisão.

Timer eletrônico de alta sensibilidade e motor síncrono com ímã permanente que garante funcionamento totalmente silencioso e isento de vibrações prejudiciais aos embriões

Ventilação forçada por insuflação mecanica constante e pressão negativa,  que garante uma difusão térmica eficaz, além da necessária exaustão do gás carbonico produzido pelos embriões, através de silencioso micro ventilador axial

Aquecimento por resistência elétrica

Volteio automático de ovos (inteligente)

Luz interna para visualização e sinalização do ponto de volteio

Construída com Compensado Naval de 15 mm com duplo revestimento à base de resinas alquídicas e fino acabamento

Engrenagens, manivelas, eixos e êmbolos de aço inoxidável, aluminio e ferro galvanizado.

Tensão de alimentação padrão - 220V opcionalmente em 110V


1- A chocadeira deve ser instalada emlocal fresco, sobre uma superfície plana,
não devendo receber luz forte, calor (sol), ou fortes correntes de ar.

2- Certifique-se de que a voltagem da rede elétrica é compatível com a do produto a ser instalado (220 V).

3- Nunca ligue sua chocadeira com adaptadores ou benjamins, e, preferencialmente, numa tomada  exclusivamente ela, sem compartilhá-la com outros equipamentos.


                              OPERAÇÃO


Após ligar sua chocadeira na tomada de corrente, execute os seguintes procedimentos:

1- Certifique-se de que a bandeja esteja CENTRALIZADA.

                             COMO CENTRALIZAR OS OVOS

      Ao acionar o botão “TRAÇÃO” no painel de controles, o motor move os eixos e, consequentemente os ovos que estão sobre eles.
      Observe as manivelas dos eixos, na parte frontal da bandeja, estando elas na posição vertical, a bandeja está centralizada, OU SEJA, OS OVOS ESTARÃO NA POSIÇÃO VERTICAL.
      O motor, situado acima e ao lado direito da bandeja, também ajuda a indicar a posição central, observe que  há duas setas amarelas a indicar a posição máxima à esquerda e máxima à direita. Há também uma tarja vermelha, toda vez que a engrenagem ligada ao eixo do motor estiver paralela à tarja vermelha, é sinal que a bandeja está no  ponto central e,  portanto, pronta para ser carregada com os ovos. ESTANDO A BANDEJA CENTRALIZADA: Agora é só carregar de ovos a bandeja. Todos com a ponta mais fina voltada para baixo.

      2- Inicialmente coloque a bandeja de água no interior da chocadeira, no local destinado a ela (bem no centro). Com ajuda de uma garrafa Pet ou outro vasilhame qualquer, encha-a, mas não completamente, deixando a água a uns dois centímetros antes da borda, para evitar transbordamentos.

  
      3-Ligue  o  TERMOSTATO  no painel de controles, acionandoo botão correspondente e aguarde DUAS HORAS  para que se estabilize a temperatura no interior da chocadeira
       ATENÇÃO:  Este período de espera de duas horas é muito importante, o termostato, partindo da temperatura ambiente, eleva-a  gradualmente, atingindo-a, chega a ultrapassá-la, quando então o sensor faz a primeira leitura, estabilizando-a, ou seja, baixando a temperatura ao nível correto.

      4- Após duas horas a temperatura já estará convenientemente estabilizada. Conecte então as duas tomadas da bandeja nas duas tomadas que se encontram no interior da chocadeira,  logo abaixo do motor. Atenção: Não deixe que a  água entre em contato com as tomadas.

       5- Introduza a bandeja corretamente centralizada e carregada de ovos, suavemente no interior da chocadeira, evite movimentos bruscos. Aliás, durante todo o procedimento de incubação, nenhum movimento brusco pode ser feito, afinal, ovo é um ser vivo susceptível a danos causados por pancadas e movimentos abruptos.




FUNCIONAMENTO DO TERMOSTATO
Observe o painel: A luz verde (LED) estará acesa logo que o botão TERMOSTATO for acionado, indicando que  o tgermostato está ligado.  A luz vermelha (LED) estará acesa indicando que está enviando corrente elétrica para a resistência da chocadeira.
     O funcionamento do led vermelho é assim: Estando aceso demonstra que a  resistência da chocadeira, responsável pelo aquecimento interno, está em pleno funcionamento (plena carga), estando apagado, indica que a resistência não está recebendo carga.
     Ao atingir o ponto correto, o sensor da chocadeira interrompe mometâneamente esta carga, o Led vermelho apaga-se. Com a queda da temperatura o sensor volta a reenviar carga à resistência, o Led  vermelho é novamente.
     Este processo repete-se dezenas e até centenas de vezes por segundo, o que se vê, portanto, é um rápido piscar do Led vermelho, este piscar demonstra a constante leitura da máquina e conseqënte controle da temperatura. Com esta leitura constante, o termostato pode analisar (por comparação) o grau de temperatura no interior da chocadeira, enviando mais ou menos corrente elétrica, de acordo com a necessidade da máquina em suprir a demanda de energia através dos ovos incubados. E assim permanecerá pelos dias que permanecer ligada.


   6-Após 48 horas, ou na manhã do terceiro dia, ligue o Timer, para tanto acione o botão “TIMER” no painel de controles, note que o LED vermelho  do TIMER será aceso. Após duas  horase meia, aproximadamente, se iniciará o volteio automático. Os ovos, que estão em repouso na posição vertical, serão volteados 45 graus à partir de seus eixos de simetria, para à esquerda ou à direita da bandeja, este movimento perdurará até o décimo nono dia (19 dias) quando então, deverão ser retirados da badeja de viragem e colocados deitados (para facilitar a eclosão) na bandeja de nascimento.



ATENÇÃO, NUNCA ESQUEÇA:

   Apos escolher bem os ovos que irá chocar, coloque-os sempre com a parte mais fina virada para baixo. A Câmara de ar do ovo situa-se na parte mais grossa, que deve ficar sempre para cima a fim de evitar-se sua ruptura com o peso do embrião. Na parte traseira da bandeja há um adesivo em formato de um ovo, indicando a posição dos ovos por ocasião do carregamento, siga-o.
   Todos os ovos devem ser colocados nesta posição, ou seja, com a parte mais fina para baixo e a parte mais grossa para cima.
                    


  DICA  MUITO  IMPORTANTE

  Nunca ponha ovos muito grandes ou muito pequenos para chocar. Esses ovos dificilmente eclodem, o padrão geral, científico, usado nas grandes avícolas, apresenta poucas variações, quer no tamanho, quer no peso,  apesar da existência de grande variedade de raças e linhagens.
   As guias de sustentação da bandeja de viragem Ultra Life, ou seja, aqueles arames sobrepostos transversalmente aos eixos de tração, que têm a função de apoiar os ovos, a fim de que não se inclinem demasiadamente  para a frente nem para trás, têm uma função adicional muito importante: Como esses arames estão distantes  5 cm entre sí, e, considerando  que esta é a medida do diâmetro de um ovo ideal para incubação, esses arames de sustentação acabam servindo como parâmetro de medida para escolha de bons ovos para incubação.
   Portanto, se um ovo "for muito grande" que não caiba neste espaço entre dois arames, ou, se for "muito pequeno", de tal forma que chegue a deitar-se horizontalmente sobre os eixos, deve ser descartado imediatamente, pois, só pelas dimensões, demonstra que é imprestável para incubação.
   Se for preciso, entretanto, por qualquer motivo, icubar tais ovos (muito grandes ou muito pequenos) ou mesmo se preciso for icubar ovos de outras aves tais como a galinha D'angola, pato,peru e etc. que não caibam no espaço delimitado por dois arames de sustentação (guias), há, neste caso, a opção de retirada dos arames.

RETIRANDO OS ARAMES DE SUSTENTAÇÃO (GUIAS)

   Para incubar ovos fora do padrão ou mesmo de outras aves, retire os arames de sustentação (guias) transversais aos eixos de tração. Para tanto basta segurá-los pelas extremidades e puxá-los para cima, pois os mesmos são, simplesmente, encaixados nas laterais da bandeja.
   Os ovos assim, sem os arames de sustentação, SERÃO CHOCADOS HORIZONTALMENTE, ou seja, deitados, sendo volteados normalmente pela chocadeira.
   O processo é seguro mas, lembramos que a taxa de eclosão nesta posição é sempre inferior àquela obtida através da posição vertical. Portanto, só deve ser utilizada nos casos citados acima, ou seja, para ovos fora do padrão (muito pequenos ou muito grandes) ou para ovos de outras aves.