z-135i



 FORA DE LINHA


MANUAL Z - 135i  (inteligente)




-->

   Parabéns, você acaba de adquirir um excelente produto, seguramente a mais moderna máquina de incubação da América Latina. Única no mundo a utilizar o novo conceito de volteio automático Angular de ovos (SHVA) cujo pedido de patente, atualmente encontra-se depositado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, em nosso nome, Ultra Lifer Brooder.
   Aconselhamos que leia com bastante atenção este manual para que possa auferir todas as vantagens que sua chocadeira pode oferecer.
   Como equipamento eletrônico inteligente que é, a chocadeira automática Ultra Life exige que certas precauções sejam tomadas, a fim de que este produto tenha vida longa e venha a lhe trazer grandes contentamentos.
   Bem-vindo a família Ultra Life Brooder.



               CARACTERÍSTICAS DA CHOCADEIRA MOD. Z-135



Bandeja de viragem "Angular Vertical" para 135 ovos

Bandeja de eclosão (nascimento) para 135 ovos

Termostato eletrônico de altíssima precisão calibrado na fábrica - dispensa regulagem

Termômetro analógico bi-metálico externo e frontal de fácil leitura

Timer eletrônico de alta sensibilidade

Motor síncrono de ímã permanente que garante funcionamento totalmente silencioso e isento de vibrações prejudiciais aos embriões

Ventilação forçada por insuflação mecânica constante e pressão negativa, que garante uma difusão térmica eficaz, além da necessária exaustão do gás carbônico produzido pelos embriões, através de silencioso micro ventilador axial.

Aquecimento por resistência elétrica

Viragem automática de ovos (inteligente)

Luz interna para visualização e sinalização do ponto de volteio

Construída com Compensado Naval de 15 mm com duplo revestimento à base de resinas alquídicas e fino acabamento

Engrenagens, manivelas, eixos e êmbolos de aço inoxidável, alumínio e ferro galvanizado.

Tensão de alimentação padrão - 220 v opcionalmente em 110V






                        AVISO IMPORTANTE

1- A chocadeira deve ser instalada em local fresco, sobre uma superfície plana,
não devendo receber luz forte ou calor (sol).

2- Certifique-se de que a voltagem da rede elétrica é compatível com a do produto a ser instalado.

3- Nunca ligue sua chocadeira com adaptadores ou benjamins, e, preferencialmente, numa tomada única, ou seja, sem interruptor liga-desliga para lâmpadas do teto acoplado, pois o timer, ocasionalmente, pode ser acionado pelo simples acender de uma lâmpada cujo interruptor esteja na mesma tomada que liga a chocadeira, portanto, use uma tomada exclusivamente para ligar sua chocadeira, sem compartilhá-la com outros equipamentos.




                              OPERAÇÃO


Antes de ligar sua chocadeira numa tomada exclusivamente para ela, sem interruptores conjugados execute os seguintes procedimentos:


Como carregar sua chocadeira

1- Apos escolher bem os ovos que irá chocar, coloque-os sempre com a parte mais fina virada para baixo. A Câmara de ar do ovo situa-se na parte mais grossa, que deve ficar sempre para cima a fim de evitar-se sua ruptura com o peso de embrião. Na parte traseira da bandeja há um adesivo em formato de um ovo, indicando a posição dos ovos, siga-a.
   Todos os ovos devem ser colocados nesta posição, ou seja, com a parte mais fina para baixo e a parte mais grossa para cima.
                     



Lembrete: Nunca ponha para chocar ovos muito grandes ou muito pequenos. Vide “Dicas para uma boa Chocada”, no Capitulo tal.


          1-  Inicialmente coloque a bandeja de água no interior da chocadeira, no local destinado a ela (bem no centro). Com ajuda de uma garrafa Pet ou outro vasilhame qualquer, encha-a, mas não completamente, deixando a água uns dois centímetros antes da borda, para evitar transbordamentos.
        3-     Ponha a bandeja, já carregada e com os ovos na posição correta, parte grossa para cima, parte fina para baixo, suavemente no interior da chocadeira, evite movimentos bruscos. Aliás, durante todo o procedimento de incubação, nenhum movimento brusco pode ser feito, afinal, ovo é um ser vivo susceptível a danos causados por pancadas e movimentos abruptos.
       4-     Ligue a tomada que sai da bandeja na tomada correspondente no interior da chocadeira.
       5-     Feche a tampa da chocadeira.
       6-     Ligue a Chocadeira numa tomada de corrente elétrica exclusivamente para ela, preferencialmente sem interruptor de luz (só tomada). Nunca utilize adaptadores ou benjamins. Ligue, finalmente, a chocadeira colocando o interruptor Liga-Desl, no painel frontal, na posição Liga.
      7-     Observe o painel: A luz verde (LED) estará acesa. Quando a temperatura atingir o grau correto, a luz vermelha (LED) acender-se-á. O funcionamento do led vermelho é assim: Estando aceso demonstra que a chocadeira atingiu a temperatura correta. Estando apagado demonstra que a chocadeira está enviando uma carga elétrica para a resistência. O led vermelho estará constantemente mudando de intensidade, ora com brilho mais intenso (quando a chocadeira atingiu a temperatura ajustada, em descanso) ora com brilho menos intenso, ou mesmo apagado (quando a chocadeira está “trabalhando” enviando carga elétrica para a resistência). Com esta leitura constante, o termostato pode analisar (por comparação) o grau de temperatura no interior da chocadeira, enviando mais ou menos corrente elétrica, de acordo com a necessidade da máquina em suprir a demanda de energia através dos ovos incubados. E assim permanecerá pelos dias que permanecer ligada.
      8-     Estando assim, corretamente iniciada a chocadeira, com os ovos na posição correta (ponta para baixo) em posição vertical, cerca de duas horas após, far-se-á a primeira viragem automática. A máquina virará os ovos que estão na posição vertical, em 45 graus a partir dos seus eixos de simetria para a esquerda ou para a direita, isto é indiferente, vide figura tal. Após outras duas horas, aproximadamente, outro volteio se fará, desta vez para o lado oposto e num ângulo de 90 graus. Todos os volteios subseqüentes serão sempre de 90 graus, ora para um lado ora para o outro lado.
      9-     Resset: através deste recurso abrevia-se o período de duas horas para pouco mais de 40 segundos. Use-o da seguinte forma: Iniciada corretamente a chocadeira, pressione o botão Resset e manternha-o pressionado por mais de 40 segundos, a máquina então fará o movimento que faria somente após duas horas .
    Este recurso destina exclusivamente a demonstração do funcionamento da máquina, caso haja alguma dúvida quanto a isto, e não deve ser acionado desnecessariamente para não prejudicar o processo de volteio automático que é feito de acordo com programação pré estabelecida na fábrica. Volteios em demasia e fora de horários programados prejudicam os embriões, afetando no nascimento dos pintos.


COMO DESLIGAR SUA CHOCADEIR  

Após dezenove dias, os ovos serão retirados da bandeja de viragem e passarão para a bandeja de eclosão, para tanto, você desligará a chocadeira. Observe que sua chocadeira leva cinco ou seis segundos para fazer uma viragem completa dos ovos, ou seja, estando os ovos inclinados à esquerda, a máquina os virará 90 graus à direita, após o que, permanecerá em estado de espera (stand by) por duas horas, aproximadamente. Portanto, quando for desligar a chocadeira, é bem provável que ela esteja neste período de stand by, com os ovos a esquerda ou a direita. Ponha o botão Liga Desl. do Timer (no painel frontal) na posição Desligado, aguarde 40 ou 50 segundos, a máquina levará os ovos a posição inicial, ou seja, na vertical, para que a bandeja possa ser retirada
    Ocasionalmente, entretanto, pode ocorrer que você desligue a máquina justamente durante um volteio de 5 segundos que a máquina esteja realizando, é improvável, mas, pode acontecer.
                   O QUER PODE ACONTECER NESTA SITUAÇÃO?

   PRIMEIRA POSSIBILIDADE: Se os ovos estão saindo da posição de descanso, à esquerda ou à direita, e ainda não atingiram a posição central, o sensor de movimento da máquina identificará o comando de parada (stop) e encerrará o movimento no meio do caminho, ou seja, os ovos não irão até o lado oposto, o movimento será cancelado no meio, em menos de três segundos, e a bandeja irá parar na posição correta para sua retirada: Com os ovos na vertical.

  SEGUNDA POSSIBILIDADE: Se os ovos, iniciando o movimento saírem, por exemplo, do lado esquerdo e já tenham ultrapassado a posição central quando o comando stop (Desl.) for acionado, não tendo o sensor da máquina tempo suficiente para estancar o movimento bem ao centro, (na vertical) eles completarão o movimento de 90 graus até chegarem ao lado direito, só aí pararão, naturalmente inclinados para aquele lado. Esta, entretanto não é a posição correta para retirada da bandeja, como sabemos. A bandeja só deve ser colocada ou retirada da chocadeira, sempre com os ovos na vertical. Pois bem, tendo desligado a máquina em pleno movimento e tendo os ovos parado nesta posição inclinada, não retire a bandeja de imediato, aguarde que, em cinqüenta segundos os sensores da máquina farão, mesmo na posição desligada, (na verdade ainda em stand by) uma nova leitura identificando que os ovos estão posicionados de forma  incorreta para uma máquina desligada, nesses cinqüenta segundos, aproximadamente, a máquina será acionada, automaticamente, e os ovos retornarão ao centro, ou seja à posição vertical  
A máquina nunca entra no estado Desligado com os ovos virados para esquerda ou para direita, se isso ocorrer, portanto, basta aguardar cinqüenta segundos, tempo suficiente para que os sensores identifiquem a anomalia, rearmem a máquina, corrijam a posição e desliguem-na corretamente.